quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A alfabetização de Jovens e Adultos




A alfabetização de Jovens e adultos
A alfabetização de jovens e adultos tem uma visão ampla dentro do contexto social, onde as pessoas possam continuar aprendendo ao longo de toda sua vida. A alfabetização só ganhará sentido na vida de jovens e adultos se eles puderem aprender algo mais que juntar as letras. Desse modo eles precisam desenvolver novas habilidades, criar novas motivações para transformar a si mesmo e desenvolver o seu cognitivo para que sua função diante da sociedade não seja apenas de direitos e deveres e sim de um cidadão crítico e reflexivo diante das questões sociais, culturais, e ambientais de modo propositivo e participativo.
No entanto alfabetizar-se é, sobretudo um processo político, de conquista de cidadania no qual pessoas excluídas de seus direitos sociais, civis e políticos tem direitos a uma educação de qualidade, pois é preciso reconhecer que os jovens e adultos são portadores de culturas e que os mesmos trazem bagagem cultural diversa,  relacionada ás suas biografias e ao contexto em que vivem, entre outros aspectos. As ações de alfabetização devem está conectadas a possibilidade de ampliar e aperfeiçoar novos conhecimentos e habilidades na vida dos educandos.
Portanto para que se tenha uma alfabetização de jovens e adultos de qualidade torna-se necessário que os educadores sejam investigadores reflexivos e criativos em suas práticas e que estabeleçam interações com os educandos nas quais respeitem seus valores, sua cultura e seu processo de aprendizagem, de saberem escutar e interpretar suas expectativas, pois o grande desafio consiste em estabelecer um processo de formação permanente, promovendo aprendizagens relevantes para atuação profissional e para o desenvolvimento de práticas que respondam a um conceito amplo de alfabetização e ás demandas educativas desses grupos.

Autora: Maria Cleuza Bispo da Silva





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário